(Tempo de leitura: 2 min)
Atualmente, entendemos que a saúde mental é mantida por um conjunto de práticas e hábitos saudáveis ao longo do tempo, como alimentação balanceada, prática de esportes, meditação, técnicas de respiração e, claro, os acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos.
Mas quem são, afinal, os profissionais de saúde mental?
Os principais profissionais que lidam com a saúde mental são aqueles graduados em psicologia e medicina, que, após a faculdade, se especializam em suas áreas. O psicólogo, por exemplo, pode seguir uma das três principais orientações teóricas: psicologia comportamental, fenomenológica-existencial humanista ou psicanalítica. Já o médico pode optar por fazer residência em psiquiatria, tornando-se psiquiatra.
Além desses, existe uma terceira categoria: o psicanalista. Diferente dos psicólogos e psiquiatras, o psicanalista pode ter formação superior em qualquer área. Após a graduação, ele se especializa em psicanálise, que pode seguir diferentes orientações, como a freudiana, kleiniana, lacaniana, winnicottiana, entre outras.
Assim, podemos ter psiquiatras que, além de diagnosticar e prescrever medicamentos, também atuam como psicanalistas; psicólogos que, além de sua formação em psicologia, também se formam em psicanálise; e profissionais de diversas áreas, como filósofos, administradores ou fisioterapeutas, que se especializam em psicanálise e atuam como psicanalistas.
E por fim, temos o terapeuta, que é uma categoria ampla, que não necessariamente possui formação em psicologia, psiquiatria ou psicanálise.
Resumindo:
- Psiquiatra: Um médico que fez especialização em psiquiatria
- Psicoterapeuta: Um psicólogo que atua na clínica, realizando psicoterapia.
- Psicanalista: Qualquer pessoa com curso superior que completou uma formação em psicanálise.
- Terapeuta: Um profissional que oferece algum tipo de cuidado ou terapia, mas que não necessariamente possui formação em psicologia, psiquiatria ou psicanálise.
Ficou mais clara agora a diferença entre psicólogo, psiquiatra, psicanalista, psicoterapeuta e terapeuta?